Projetos de Pesquisa

Alexandre Colato
Simulação computacional de processos evolutivos
Esta pesquisa tem grande importância para o entendimento da evolução de populações microbianas. Processos como a perda estocástica dos indivíduos mais adaptados, chamado de Catraca de Muller, permitem este estudo teórico e que possui ampla aplicação em populações reais, tanto para o entendimento direto de sua evolução como em aplicações práticas importantes, como. o tratamento de doenças através do desenvolvimento de estratégias utilizando a evolução destas populações

Dinâmica presa-predador
O principal objetivo desta área de pesquisa é desenvolver modelos teóricos, através de simulações computacionais e de equações diferenciais que são capazes de representar da forma mais real possível uma dinâmica entre presa e predadores da região de Ilhéus no sul da Bahia. Para isso são utilizados dados obtidos em experimentos de campo, visando entender em detalhes como se dá a interação entre as presas e seus predadores naturais.

Ane Hackbart de Medeiros
IMBICONT: Improved Biological Control for IPM in fruits and berries
Tem o objetivo de fornecer soluções futuras para o Manejo Integrado de Pragas sustentável (IPM) em frutas e morango por uma série de estudos sobre as opções de controle biológico no Estado de São Paulo, Brasil, e na Dinamarca. IMBICONT é interdisciplinar desde que a pesquisa envolve áreas ciências relacionadas a biologia molecular, entomologia aplicada, microbiologia, controle de pragas, tecnologia de aplicação, e micro-economia. Estreita colaboração entre a equipe brasileira e a equipe dinamarquesa garante que a tecnologia e métodos, entendimento conceitual, bem como resultados específicos serão trocados. Liderança conjunta de todos os três (WP) pacotes de trabalho e supervisão conjunta de alunos de doutoramento irá contribuir para alcançar essas metas. Três culturas foram escolhidas: morango nos dois países, além de citrus no Brasil e maçã na Dinamarca. Dois grupos de agentes de biocontrole foram selecionados: fungos patogênicos e insetos predadores. Nosso objetivo é explorar a biodiversidade não conhecida de entomopatógenos. Além disso, novas estratégias para melhorar as interações benéficas com inimigos naturais será desenvolvidas. Novos métodos de produção, formulação e técnicas de aplicação também serão desenvolvidas para fungos entomopatogênicos inexplorado. Finalmente, uma avaliação micro-econômica do valor do controle biológico será realizado em frutas e morango. Atividades conjuntas, incluindo workshops e disciplinas de doutorado estão sendo planejadas. Além dos aspectos aplicados, IMBICONT também irá fornecer novos dados significativos sobre a biodiversidade, co-evolução e interações entre populações. Período de vigência: 2012 – 2015. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Avaliação da degradação de DNA da cepa Y50-56 de Saccharomyces cerevisiae em plantios de cana-de-açúcar
Esse projeto objetiva avaliar a segurança ambiental da levedura, Saccharomyces cerevisiae, geneticamente modificada (GM) para produção de diesel. Os estudos foram planejados considerando que levedura GM será produzida em sistema de contenção e o efluente do processo de produção será liberado no ambiente após tratamento de degradação. Será avaliado o risco de liberação não intencional do organismo vivo no solo a partir do sistema de contenção.

Daniele Lozano
Os projetos de pesquisa estão inseridos nas áreas de: formação de professores,
políticas educacionais, financiamento da educação, ensino de ciências e matemática,
educação especial e educação financeira.

Elaine Gomes Matheus Furlan
Aprendizagem da docência: articulação com escolas e investigação centrada na
prática;

Métodos e estratégias de ensino desenvolvidas no PIBID com relevantes
possibilidades de aprendizagem;

Formação de professores e o contexto escolar: culturas, práticas, políticas;

O papel dos estágios na formação inicial de professores da área de ciências da
natureza.

Estéfano Vizconde Veraszto
MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NO PIBID COM
RELEVANTES POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM (CNPq);

Estratégias para o ensino de ciências a alunos com deficiência visual: uma análise
baseada em categorias de contextos comunicativos (FAPESP);

Ambientes Tecnológicos Interativos e Educação: uma proposta para inovação
tecnológica (UNICAMP);

Fernanda Vilhena Mafra Bazon
PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Helka Fabbri Broggian Ozelo
Pesquisadora colaboradora no Projeto de Inovação Tecnológica/CEPID: Brazilian
Institute of Neuroscience and Neurotechonoly (BRAINN) - Unicamp, sob a
coordenação do Prof. Dr. Fernando Cendes (FAPESP Processo 2013/07559-3).

Kelly Roberta Francisco Muruci de Paula
Obtenção de nanofibras de pectina aplicadas à liberação modificada de
hidroxicloroquina (Coordenador).

Pré-tratamento de resíduos agroindustriais com líquido iônico volátil para a produção
de etanol de segunda geração (Integrante).

Desenvolvimento de filmes e microesferas de quitosana natural impregnados com
extratos de resíduos vegetais com propriedades antimicrobianas: aplicação na
indústria e agricultura (Integrante)

Layssa Gabriela Almeida e Silva Mello
Literatura Infantil e Educação Básica: Diversidade, Tradição e Inovação.

Adaptação e complementação de materiais didáticos para o ensino de línguas
estrangeiras na educação básica II.

Monitoria em Língua Inglesa para intercâmbio: uma oportunidade de enriquecimento
pessoal e acadêmico.

Odilon Lourenço da Silva Filho
Física Hadrônica e Equações de Estado
Utilizando modelos relativísticos e não relativísticos representados respectivamente, pelos modelos relativísticos de campo médio (RMF) e pelos modelos de Skyrme, procuramos descrever a termodinâmica de diversos sistemas hadrônicos, tais como estrela de nêutrons, matéria nuclear e núcleos finitos. Para tal objetivo, construímos, a partir de técnicas de teoria quântica de campos, as equações de estado (EOS) de cada modelo. A partir dessas EOS, investigamos na matéria nuclear infinita, por exemplo, o fenômeno da transição de fases do tipo líquido-gás e, correlações entre os observáveis em baixas densidades.

Modelos Fenomenológicos da QCD
Ainda no campo das interações fortes, estudamos também a estrutura de modelos fenomenológicos da QCD, tais como o modelo PNJL. Neste modelo, o confinamento de quarks é caracterizado pelo laço de Polyakov, que se insere na termodinâmica do modelo a partir de um campo escalar. A análise conjunta com os modelos hadrônicos RMF nos permite investigar sob quais circunstâncias se dá a transição de fases do tipo hádron-quark, caracterizada pela perda da identidade dos hádrons em favor dos quarks que os constituem. Tal transição ocorreu inicialmente na formação do universo primordial, quando o chamado Plasma de Quarks e Glúons deu origem à matéria hadrônica conhecida atualmente. Nos dias de hoje, a transição hádron-quark é esperada ocorrer nas estrelas de nêutrons.

Decaimentos de mésons pesados
Mais um estudo investigado em nossa linha de pesquisa é o da modelagem de decaimentos de mésons pesados a partir da solução numérica da equação de Bethe-Salpeter (BS) de três corpos, para o caso em que os decaimentos envolvem este número de partículas no estado final. Particularmente, analisamos como tais decaimentos estão associados com a chamada quebra de simetria carga-paridade (CP), quebra esta que dá origem à assimetria exibida entre matéria e antimatéria no universo. A solução da equação de BS fornece módulos e fases das amplitudes de decaimento que são comparadas com dados experimentais advindos da importante colaboração internacional LHCb do CERN, da qual faz parte o Brasil.

Renata Sebastiani
Estudos Zoobotânicos e Ecológicos em fragmentos florestais na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), São Paulo
Durante o 1º Semestre de 2013 foi estabelecida uma parceria com a Fazenda das Forças Aéreas de Pirassununga (FAYS), que mantém uma área com fragmentos de formações de cerrado s.l. e floresta estacional. Em conjunto com os docentes Profa. Dra. Kayna Agostini, Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujihara, Profa. Dra. Valéria Forni Martins, e Prof. Dr. Vlamir José Rocha serão realizados estudos botânicos, zoológicos e ecológicos desses fragmentos.

Levantamento da família Malpighiaceae para a Reserva Biológica de Mogi Guaçu (Mogi Guaçu, SP)
Esse projeto está sendo realizado com base em coleções realizadas pelos membros do grupo e no acervo depositado no herbário Maria Eneyda K. Fidalgo (SP). Os demais componentes do grupo são Denise Montan e Nicole Butolo, alunas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar e Ricardo Bressan Pacífico, aluno do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maringá.

Renato Nallin Montagnolli
Linha de pesquisa 1: Pré-tratamentos microbiológicos para produção de
biocombustíveis a partir de resíduos agroindústrias;

Linha de pesquisa 2: Biodegradação de contaminantes ambientais e estratégias de
biorremediação;

Linha de pesquisa 3: Estudo de linhagens fúngicas quanto às interações para controle
biológico de formigas, ou seus efeitos no desenvolvimento larval de abelhas.

Ricardo Toshio Fujihara
Bioecologia e manejo de formigas-cortadeiras;

Caracterização da entomofauna em ecossistemas e agroecossistemas;

Desenvolvimento de chaves interativas ou de multi-entrada para a identificação de organismos;

Consolidação e otimização produtiva, ambiental e econômica de um desenho básico de Sistema Agroflorestal Agroecológico para regiões de floresta estacional no estado de São Paulo (OTIMIZASAF)

Roselena Faez
Projetos de pesquisa financiados em andamento:

Estruturas poliméricas como matrizes hospedeiras para nutrientes de liberação
programada: fertilizantes ambientalmente amigáveis (Projeto Regular Fapesp);

Materiais híbridos sustentáveis para liberação de nutrientes: Preparação,
caracterização e avaliação da liberação em solo. Instituto Nacional INCT (INEO);

Desenvolvimento de estruturas poliméricas como veículos de nutrientes: de
agroresíduos para a agroindústria (Projeto Bolsa Produtividade CNPq);

Samantha Camargo Daroque
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS.

Tathiane Milaré
Impactos do desenvolvimento de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades baseadas
em conteúdos virais da internet na promoção da Alfabetização Científica e
Tecnológica - Investiga como usar os conteúdos virais da internet como uma
motivação para a aprendizagem dos conhecimentos de química e física por meio do
desenvolvimento de Ilhas de Racionalidade Interdisciplinares no Ensino Médio. O
objetivo geral é investigar o impacto do desenvolvimento de Ilhas Interdisciplinares
de Racionalidade como resposta aos conteúdos virais da internet, visando o processo
de Alfabetização Científica e Tecnológica.

Estado da Arte da Pesquisa em Ensino de Química: contribuições de químicos educadores e de educadores químicos - O objetivo é caracterizar e comparar as pesquisas em Ensino de Química. Propõe-se analisar as teses e dissertações sobre o Ensino de Química, conforme o tipo de pesquisa, o foco temático, as referências, o curso de pós-graduação, a instituição e a formação dos pesquisadores envolvidos (pós-graduandos e seus respectivos orientadores). Com o desenvolvimento desta pesquisa, deseja-se contribuir com a caracterização e compreensão da área e do
processo de formação de pesquisadores.

Tatiana Santana Ribeiro
Síntese e modificação de potenciais substâncias bioativas e utilização de novas alternativas nanobiotecnológicas: nanoencapsulamento para liberação controlada e estudos de caracterização por Ressonância Magnética Nuclear
O projeto visa a síntese de potenciais inseticidas a partir de produtos naturais e nanoencapsulamentos destes compostos (Ciclodextrinas, Alta amilose). Técnicas de RMN serão utilizadas para a elucidação deste compostos livres e encapsulados e realizar estudos de interação.

Valéria Forni Martins
2014 – Atual: Processos ecológicos espacialmente estruturados em uma floresta
megadiversa - Descrição: Uma grande questão em Ecologia é como tantas espécies
podem coexistir em regiões megadiversas, como florestas tropicais. Um dos
mecanismos de coexistência é a dependência negativa de densidade (DND). Ela
preconiza que espécies mais abundantes apresentam maiores taxas de mortalidade, de
forma que as raras ganham vantagem em seu recrutamento, permitindo a
coexistência. Porém, nem sempre a DND leva à morte dos indivíduos, podendo
apenas resultar em redução no crescimento de plantas próximas. Além disso, é crucial
avaliar os efeitos dos vizinhos heteroespecíficos sobre os indivíduos de uma
determinada espécie, pois uma das premissas da DND é que efeitos de
heteroespecíficos devem ser mais fracos do que os de coespecíficos. A abordagem
espacialmente explícita também é importante para avaliar como a heterogeneidade
ambiental influencia a sobrevivência, o crescimento e a reprodução das plantas.
Mudanças nas características do ambiente ao longo do tempo podem alterar essas
taxas demográficas, resultando em variações na taxa de crescimento populacional (λ).
Alternativamente, o λ pode não se alterar porque processos demográficos específicos
amortecem a variação da dinâmica populacional. Os objetivos principais deste estudo
são determinar se DND é um mecanismo importante de coexistência e se a dinâmica
das populações de uma floresta tropical megadiversa responde a mudanças
ambientais em diferentes escalas espaço-temporais. Para isso, realizaremos o quarto
censo de 14 parcelas permanentes de 1 ha cada localizadas ao longo do gradiente
altitudinal da Serra do Mar, SE do Brasil. Usaremos funções de correlação entre
pares e funções de correlação entre marcas para avaliar os efeitos da DND. Também
construiremos matrizes de transição para calcular o λ das populações, o qual será
relacionado com características ambientais já disponíveis para a área de estudo.

Vlamir José Rocha
Mais de 25 projetos de pesquisas realizados na área de ecologia, conservação e
manejo de animais silvestres, com ênfase nos mamíferos.

Acompanhe o CCA também pelas redes sociais oficiais